Você sabe o que existe no alimento que o torna contaminado? São os microrganismos

Por isso cuidado com alguns erros que cometemos no dia-a-dia da nossa casa:

Pia – é onde colocamos, lado a lado, louça suja e embalagens vazias, alimentos recém-lavados e a famosa lixeira aonde vão os dejetos menores: resíduos orgânicos, tampas, rótulos, fósforos, bagaços entre outras coisas. Não existe local menos indicado para coletores de lixo do que a pia. Aliás, lixeira correta em cozinha, é aquela de chão, com pedal e forrada com saco plástico. E tem mais, precisa ser limpa e desinfetada todos os dias para acabar com eventuais focos de micróbios e de atração para insetos como baratas e formigas.

Escorredor de louça – é o local onde colocamos todos os copos, talheres e pratos limpos, e às vezes, também o pé de alface que acabou de chegar da feira. Assim, os germes saltam para louça, depois para as mãos da dona de casa e por último contaminando toda a comida que estava sendo preparada. Colocar alimentos no escorredor é outro grande erro na cozinha.

Esponja – além de utilizarmos para a lavagem da louça, ela também acumula uma cultura de micróbios, entre eles, aqueles que só crescem na presença de fezes. Por isso devemos desinfetá-la diariamente em uma solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária, por 15 minutos.  Não podemos esquecer também que sua vida útil não pode ultrapassar 7 dias e que devemos ter esponjas diferentes para lavar a louça e outra para higienizar alimentos como frutas e legumes.

Pano de pia – o pano é o abrigo dos microrganismos, eles permaneceram ativos por 24 horas se o pano estiver seco e resistirão até 3 dias se continuar úmido ou molhado sobre a pia. Convenhamos que 72 horas seja tempo de sobra pra eles causarem um estrago na sua cozinha, cuidado!

Pregador de madeira – o pregador acaba de sair do varal, vai direto fechar o pacote de bolacha e saco de pão. Não podemos esquecer que esse mesmo pregador pega chuva, sol, pousa passarinho, passam mosquitos, outros insetos, sem contar os que estão mordidos por cachorro. Dessa forma só poderia juntar bactérias mesmo, por isso ele deve ficar fora da cozinha!

Tábua de madeira, colher de pau e rolo de abrir massa – utensílios de madeira devem ser jogados no lixo, por uma razão simples, não adianta passar água e lavar com sabão, pois eles não se limpam e desinfetam. Como a madeira é feita de células, os microrganismos penetram e se multiplicam em seu interior, colocar na água fervente também não adianta, pois até chegar ao interior do utensílio já esfriou e não matou nada.

A melhor opção são as tábuas de plástico, mas não aquelas que já estão amareladas e toda riscada, afinal devem ser trocadas assim que não tiverem mais condições de uso.

Fogão – deixar comida nas panelas horas e dias sobre este equipamento vira colônia de microrganismos. Por isso, devemos retirar os alimentos de cima do fogão, colocar em recipientes apropriados e armazenar na geladeira o quanto antes.

Dessa forma, manter a higiene na cozinha e durante o preparo dos alimentos irá ocasionar para você e sua família disposição, força, saúde e vida!

 

Fonte: Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação

9 thoughts on “Você sabe o que existe no alimento que o torna contaminado? São os microrganismos

  1. Parabéns pela postagem. Excelente.
    Quanto a uma das orientações, gostaria de fazer uma reflexão maior: o uso de tábuas de plástico e de madeira.
    Está escrito:
    ” utensílios de madeira devem ser jogados no lixo, por uma razão simples, não adianta passar água e lavar com sabão, pois eles não se limpam e desinfetam. Como a madeira é feita de células, os microrganismos penetram e se multiplicam em seu interior, colocar na água fervente também não adianta, pois até chegar ao interior do utensílio já esfriou e não matou nada.”

    No entanto, pesquisas apontam que TÁBUAS DE MADEIRA são até mais seguras.
    Para maior detalhe, acesse uma postagem especial no meu blog, BACILOS NA SOPA. Fiz a postagem provocado por esta afirmação. Espero ajudar a debater o tema.

    TÁBUAS DE CORTAR ALIMENTOS DE PLÁSTICO E MADEIRA

    • Obrigada Professor Flávio.
      Li sua postagem, confesso que nunca tinha lido esse estudo que foi feito com relação as tábuas de madeira. O que eu sabia é que no Brasil a Anvisa proíbe os restaurantes de usarem tábuas de madeira por acumular bactérias nas aberturas do corte da faca e permitem apenas o uso das de plástico e ainda que estas sejam uma para cada tipo de alimento. Porém nós sabemos que a de plástico após uso contínuo também apresenta aberturas feitas pelo corte da faca assim como a de madeira, depositando ali microrganismos.
      Vi que a tábua de madeira apresentou vantagem no quesito menos bactérias em superfície, pois a madeira possibilita menos tempo de sobrevivência das bactérias.
      Só que pelo ponto de vista microbiológico, independente de quais tábuas você ira utilizar, o ideal é manter uma boa limpeza, pois o responsável pela contaminação dos alimentos é a falta de higienização adequada na cozinha. Também é interessante ter uma tábua para frango, outra para carnes e outra para vegetais, assim você diminui o risco de bactérias nocivas e risco de contaminação cruzada.
      Recentemente vi na tv que a grande solução seria o uso de tábuas de vidro, onde estas não acumulam detritos de alimentos, portanto não facilitam a proliferação de bactérias; não riscam com a lâmina da faca; não mancham e nem ficam com o cheiro dos alimentos.

      • Essa informação eu li em algum site na internet já algum tempo e não me atentei a confirmar na Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, olhei só agora mas não encontrei. Lá só diz que: “Os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte devem estar limpos. As bancadas de cozinhas e as tábuas de corte não podem ter rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujeiras”.
        Vou procurar onde eu tinha visto essa informação e assim que encontrar disponibilizo o link.

Deixe um comentário