Orientações aos Consumidores de Alimentos

Orientação nº 1: Por que é importante fazer uma lista de compras?
A lista de compras deve conter a relação dos alimentos e suas quantidades, visto que alguns produtos possuem prazo de validade curto. Portanto, esses produtos não devem ser comprados em quantidade excessiva, mesmo se estiverem em promoção. Os alimentos que estragam com facilidade devem ser comprados em um pequeno intervalo de tempo. Deste modo, pode-se evitar desperdícios e gastos desnecessários!

Orientação nº 2: Como escolher o supermercado?
Escolha o supermercado pela higiene dos atendentes, organização e limpeza do ambiente e não apenas por vender alimentos mais baratos ou por ser mais próximo de casa, pois medidas de higiene previnem a contaminação por germes que podem afetar a qualidade dos alimentos e provocar danos à saúde.

Caso o supermercado não apresente boas condições de higiene, denuncie ao serviço de vigilância sanitária de sua localidade (municipal ou estadual)
Orientação nº 3: O que são alimentos perecíveis?
Os alimentos perecíveis são aqueles que devem ser mantidos em condições especiais de temperatura para a sua conservação, pois possui alta quantidade de água e nutrientes indispensáveis para o desenvolvivento de microorganismos(bactérias) Pode ocorrer o desenvolvimento de germes se não forem guardados na temperatura recomendada pelo fabricante.

Orientação nº 4: O que são alimentos NÃO perecíveis?
Os alimentos não perecíveis são aqueles que possuem tempo de durabilidade longo e não precisam ser mantidos sob refrigeração, congelamento ou aquecimento. Possuem baixo teor de água, na maioria de origem vegetal e podem ser armazenados em ambiente seco e à temperatura ambiente.Ex: arroz, feijão, sal, etc.
Orientação nº 5: Por que é importante verificar a data de validade?
Não consuma alimentos com prazo de validade vencido. Após o vencimento do prazo, podem ocorrer alterações indesejáveis que prejudicam a qualidade do alimento.

Atenção! Somente o prazo de validade não garante que o alimento esteja apto para o consumo, sendo assim, deve ser observado se há qualquer alteração na embalagem e no próprio alimento.

Orientação nº 6: Informações sobre as embalagens de alimentos
As embalagens servem para proteger os alimentos e quando alteradas podem permitir a contaminação. Portanto, não compre alimentos com embalagens sujas, amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, furadas, abertas e com outros sinais de alteração. Nas embalagens transparentes, que permitem visualizar seu conteúdo, observe se os alimentos apresentam alteração na cor, no aspecto e se há presença de matérias estranhas.

Orientação nº 7: O que deve ser observado na escolha dos vegetais
Ao escolher os vegetais observe: cor, aroma, grau de maturação (característico de cada espécie), frescor e integridade. Evite apalpar, apertar, quebrar talos, pois esta prática causa danos aos vegetais, facilitando o apodrecimento.

Orientação nº 8: Alimentos congelados e refrigerados
Estes alimentos devem estar armazenados na temperatura recomendada pelo fabricante. Para conferir a temperatura, os equipamentos de frio devem possuir termômetros em locais de fácil visualização. Atenção! A temperatura do equipamento não deve estar acima daquela recomendada pelo fabricante do produto. Não devem ser mantidos à temperatura ambiente (fora da geladeira ou freezer), por tempo prolongado, pois sofrem alterações indesejáveis que muitas vezes não são perceptíveis, podendo causar mal à saúde. Os produtos congelados devem estar firmes e sem sinais de descongelamento.

Orientação nº 9: O que observar ao comprar peixe?
Os peixes devem possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As brânquias (guelras) devem possuir cor rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. Atenção! A temperatura é um fator importante para manter a qualidade dos peixes, por isso, estes devem ser mantidos no gelo, refrigerado ou congelado.

O roteiro completo está disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/consumidor/roteiro.htm

1 thoughts on “Orientações aos Consumidores de Alimentos

Deixe um comentário